29.6.2008


Cristo conhece as nossas necessidades
(esboço)
Mateus 8.14-15
14. Tendo Jesus chegado à casa de Pedro, viu a sogra deste acamada e ardendo
em febre.  15. Mas Jesus tomou-a pela mão, e a febre a deixou.  Ela, se levantou
e passou a servi-lo
.


Reverendo José Itamar de Souza Jr

 

INTRODUÇÃO

Desde a primeira vez que senti o desejo de pregar sobre esse texto eu argumentava com Deus que esse não era um texto “bom” para pregação pois era um simples registro de um fato corriqueiro que havia acontecido ... era um texto que falava da sogra de Pedro e quem é que iria se interessar por um texto deste?


O Espírito Santo, em sua misericórdia e graça, começou a me relembrar alguns conceitos envolvidos nesses dois versículos e aí eu pude ver que ele tem absolutamente tudo a ver conosco, hoje e sempre ...

 

F.T.        Assim eu gostaria de te convidar a relembrar comigo alguns conceitos ...

 

I. É PALAVRA DE DEUS

 

Esse texto, por mais que aparente tratar de algo banal, É palavra de Deus, inspirada pelo Espírito Santo a fim de que fosse registrado ... somente isso já é suficiente para prender a nossa atenção ...

 

II Timóteo 3.16-17
“16. Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; 17. Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente habilitado para toda a boa obra.”

 

II. JESUS VÊ AS NECESSIDADES HUMANAS

 

Mt.  8.14

TENDO JESUS CHEGADO À CASA DE PEDRO, VIU A SOGRA

DESTE ACAMADA E ARDENDO EM FEBRE.”

 

Jesus Cristo, ao chegar na casa de Pedro, VIU o que estava acontecendo com a sogra de Pedro, Jesus VIU a estado no qual ela se encontrava.  Assim com Jesus VIU o estado, a necessidade daquela mulher, hoje Ele também  VÊ o seu estado, as suas necessidades ...

 

Sl. 139.1
“1.
SENHOR, tu me sondaste, e me conheces. 2. Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento ...”

Sl. 44.21
“Porventura não esquadrinhará Deus isso? Pois ele sabe os segredos do coração.”

 

Eu não sei se você esta ardendo em febre, se você esta desempregado, se você brigou com seu esposo, esposa, pai, mãe, irmão, vizinho, irmão da igreja, ....  Sei lá qual é a sua necessidade, mas eu quero te dizer que DEUS VÊ, Ele SABE exatamente tudo o que você esta passando ... ELE VÊ e SABE as necessidades desta igreja, deste povo,

 

NÃO SE DESESPERE, DEUS ESTA OLHANDO PARA VOCÊ,  ELE ESTÁ VENDO SUAS NECESSIDADES

 

F.T. ALÉM  DISSO, O Espírito Santo ME RELEMBROU OUTRA REALIDADE : JESUS NÃO APENAS VÊ, ELE TAMBÉM AGE.

 

III. JESUS AGE

 

Mt.  8.15              Mas Jesus tomou-a pela mão, e a febre a deixou.”

 

Jesus Cristo, além de ver o que se passava com a sogra de Pedro, Ele AGIU, Ele a curou.

 

ÊX. 15.26
“ E DISSE : SE OUVIRES ATENTAMENTE A VOZ DO SENHOR TEU DEUS, E FIZERES O QUE É RETO DIANTE DE SEUS OLHOS, E INCLINARES OS OUVIDOS AOS SEUS MANDAMENTOS, E GUARDARES TODOS OS SEUS ESTATUTOS, SOBRE TI NÃO ENVIAREI NENHUMA DAS ENFERMIDADES QUE ENVIEI SOBRE OS EGÍPCIOS; PORQUE EU SOU O SENHOR QUE TE SARA.”

 

2 Cr. 20.1-15        “15 E disse: Dai ouvidos todo o Judá, e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Jeosafá; assim o SENHOR vos diz: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão; pois a peleja não é vossa, mas de Deus....”

 

Isaías 43.13

Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?


Eu não sei se você esta ardendo em febre, se você esta desempregado, se você brigou com seu esposo, esposa, pai, mãe, irmão, vizinho, irmão da igreja, ....  Sei lá qual é a sua necessidade, mas eu quero te dizer que DEUS VÊ, Ele SABE exatamente tudo o que você esta passando ... e ELE, no tempo oportuno irá AGIR.

 

NÃO SE DESESPERE, DEUS ESTA OLHANDO PARA VOCÊ E ESTA VENDO SUAS NECESSIDADES.

DEUS, NO TEMPO OPORTUNO AGIRÁ.

 

F.T.        Além de relembrar que É PALAVRA DE DEUS; QUE JESUS  VÊ e AGE, o Espírito Santo ME RELEMBROU DE MAIS UMA COISA COM ESSE TEXTO ...

 

IV. DEVEMOS SERVIR À JESUS

 

Mt.  8.15              “... .  Ela, se levantou e passou a servi-lo.

 

Estamos acostumados a chamar Jesus Cristo de SENHOR, mas não estamos acostumados a Servi-lo como SENHOR NOSSO ...

 

Mt. 7.21

“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.”

 

 

Somos, após o agir de Deus em nossas vidas, chamados a serví-lo com nossas próprias vidas, com tudo o que somos e temos.  Não podemos deixar de atender a este chamado.

 

“... a fé sem obras é morta ...”
==
 
Este sermão foi apresentado no culto matutino de 29 de junho de 2008
 

--
Sermões dominicais (ÍNDICE)


----
Quer receber os sermões semanalmente?

Mande e-mail para falecom@ipicamp.org.br com a mensagem “quero sermões”